Home Notícias Consumidores residenciais com energia solar economizam na conta de luz durante a crise

Consumidores residenciais com energia solar economizam na conta de luz durante a crise

Há atualmente milhares de consumidores brasileiros que têm conseguido economizar na conta de luz usando a energia solar. É o caso de microempresário Célio Gurgel, que mora em Fortaleza, no Ceará. Segundo ele, depois que instalou um pequeno sistema fotovoltaico no telhado de sua casa há seis meses a economia média mensal tem sido de 70% no custeio com eletricidade.

Em tempos de crise pelo qual o Brasil está passando esta é uma boa notícia. Gurgel comenta que, além da parte financeira, tem também o aspecto da sustentabilidade, uma vez que a energia solar é natural, não polui o meio ambiente e é inesgotável.

Estudos indicam que um sistema de energia solar em vida útil de pelo menos 25 anos. Portanto, um sistema bem dimensionado pode reduzir os gastos com a energia em até 95% para os consumidores residenciais. Desta forma, valores que seriam destinados ao pagamento da energia podem ser destinados para outras necessidades primordiais, como alimentação, saúde e educação.  De acordo com a ABSOLAR, desde 2012, os investimentos privados em sistemas de energia solar em residências ultrapassaram R$ 4,2 bilhões no Brasil. As moradias representam 72,6% de todos os sistemas de geração distribuída solar fotovoltaica, de um total de mais de 210 mil conexões espalhadas por mais de 81% dos municípios do Brasil.

E as notícias boas não param por aqui. O Brasil ainda tem mais de 70 linhas de financiamento para quem quer adquirir a tecnologia, com taxas de juros abaixo de 0,9% ao mês, o que ajuda na instalação. A economia na conta de energia trazida pela fonte solar já paga a parcela do financiamento. 

Fonte: Portal Solar – 17.04.2020

Esta notícia não é de autoria da Infinit Solar, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pela Infinit Solar. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Share:

Related Post