A ENERGIA FOTOVOLTAICA

A energia solar fotovoltaica é uma energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade pelo efeito fotovoltaico. E pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de energia elétrica produzida.

É uma fonte de energia renovável, limpa, sustentável e altamente eficiente.

Uma unidade fundamental no processo de conversão é a célula solar fotovoltaica, um dispositivo fabricado geralmente de silício ou com outro material semi-condutor.

Célula Fotovoltaica

A energia gerada após o processo de conversão de corrente contínua para corrente alternada é utilizada para alimentar toda a demanda de equipamentos de uma residência, comércio ou indústrias.

Mas afinal, como funciona?

GERAÇÃO

os painéis solares fotovoltaicos captam a luz solar e a transforma em energia elétrica contínua (CC).

CONVERSÃO

A energia produzida em corrente contínua (CC) passa pelo inversor que a converte em energia alternada (CA), com as características da nossa rede elétrica.

DISTRIBUIÇÃO

A energia que sai do inversor é distribuída para o imóvel alimentando todos os equipamentos elétricos..

CONSUMO E CONCESSIONÁRIA (CEMIG – no caso de Minas Gerais)

Após a instalação do sistema fotovoltaico, o  relógio de energia é substituido por um relógio “bidirecional” que medirá a energia da rua que é consumida quando não tem sol e a energia solar gerada em excesso quando há uma produção maior que o consumo. Quando a produção de energia é maior que o consumo, o excedente é injetado na rede da concessionária e poderá e poderá ser utilizado como crédito nos meses seguintes, válidos por 5 anos. Também é possível utilizar seus créditos no abatimento do consumo de outras propriedades de mesma titularidade.

O potencial da energia fotovoltaica no Brasil:

A geração de energia fotovoltaica há muito tempo é vista como uma tecnologia de energia limpa e sustentável, que se baseia na fonte renovável de energia mais abundante e amplamente disponível no planeta – O SOL. O Brasil possui um potência gigantesco para se aproveitar. O Mapa abaixo faz uma comparação dos valores de irradiação solar do Brasil e da Europa. Fica muito fácil de se enxergar que o nosso potencial é muito maior, no entanto, a Europa possui instalados mais de 119GW de energia fotovoltaica enquanto o Brasil possui um pouco mais de 2,4GW instalado.

Fonte: https://www.portalsolar.com.br/energia-fotovoltaica.html

Em 2018 o país que liderou o ranking de energia fotovoltaica foi a China com 176,1 GW em potência acumulada, seguida pelos Estados Unidos e Japão. O Brasil fechou o ano com 2,4 GW em potência acumulada.

Share:

Related Post