Home Notícias Energia solar: setor firma parceria internacional para financiar projetos

Energia solar: setor firma parceria internacional para financiar projetos

Associação que representa fornecedores assina memorando de entendimento com entidade ligada aos governos da Alemanha, do Reino Unido e dos Estados Unidos

Fonte: Exame, Por Rodrigo Caetano, publicado em: 24/10/2020 às 13h21

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e a C40 Cities Finance Facility (CFF) firmaram um memorando de entendimento para financiar projetos de geração solar. A CFF é uma entidade formada pelos governos da Alemanha, dos Estados Unidos e do Reino Unido para auxiliar cidades do hemisfério sul a desenvolver projetos de energia limpa. Atualmente, a organização mantém projetos no Rio de Janeiro e em Curitiba

O foco da parceria é criar mecanismos para facilitar a adoção da energia solar em projetos públicos e privados. “Estamos muito motivados a cooperar no desenvolvimento de iniciativas para permitir que municípios, empresas e cidadãos usem essa tecnologia renovável”, afirmou Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar. 

Um relatório da CFF aponta que a região menos ensolarada do Brasil possui uma irradiação solar de 4,25 kWh/(m².dia), valor 25% superior ao da região mais ensolarada da Alemanha (3,42 kWh/(m².dia). Este ano, o Brasil entrou para o grupo dos 20 países com maior capacidade instalada de geração fotovoltaica após um forte crescimento da tecnologia puxado principalmente por instalações de menor porte, como sistemas em telhados de residências e edifícios comerciais. Apesar disso, a energia solar corresponde a apenas 1,7% da matriz brasileira. 

Os projetos apoiados pela CFF no Rio e em Curitiba se referem à instalação de painéis solares em aterros sanitários desativados e em terminais de ônibus. Com a parceria, a Absolar espera levar projetos semelhantes para outros municípios.

Esta notícia não é de autoria da Infinit Solar, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pela Infinit Solar. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Share:

Related Post